Maestro João Carlos Martins reencontra Bira, criador das luvas que o ajudaram a tocar de novo
Emocionante o reencontro do maestro João Carlos Martins com o designer de produtos Ubiratan Bizarro Costa, o brasileiro que fez as luvas biônicas justamente para o maestro voltar a tocar piano em 2020.
Bira é velho conhecido do Só Notícia Boa. Fizemos a primeira vaquinha do Só Vaquinha Boa para ele aumentar a produção dessas luvas fantásticas e beneficiar mais pessoas com problemas de movimento nas mãos.
No reencontro dos dois esta semana, no VTEX DAY, em São Paulo, eles se abraçaram calorosamente e o maestro voltou a agradecer pelo presente, dado de coração por Bira. “O Maestro João Carlos Martins contou como as luvas que criei para ele, estão o ajudando e moldando novamente seu cérebro e suas mãos”, escreveu Bira no Instagram
A entrega das luvas ao maestro
Bira criou as luvas biônicas depois de ver o sofrimento do maestro, um grande talento da música, impossibilitado de tocar piano.
Assim que desenvolveu as luvas, Bira procurou o maestro João Carlos Martins e as deu de presente ao ídolo, em 2020.
Assim que experimentou, o maestro conseguiu tocar piano novamente e foi às lágrimas: “Haja coração! Quanta inspiração, meu Deus! Bach/Marcello”, dizia a legenda do post, que mostra o músico chorando enquanto tocava no piano.
A história do maestro
João Carlos Martins teve uma série de momentos de superação nessa vida.
Ele sofria há décadas com distúrbios osteomusculares e a situação piorou em 1995, quando foi vítima de uma agressão durante um assalto na Bulgária, que comprometeu seriamente seu braço direito.
Em 2001, ele gravou o álbum Só para Mão Esquerda, com composições de Paul Wittgenstein, que perdeu o mesmo membro na Segunda Guerra Mundial.
Ele queria gravar 8 álbuns com a temática, mas teve uma nova pancada da vida: foi diagnosticado com um tumor em sua mão esquerda e aos 63 anos ouviu do médico que nunca mais tocaria piano.
“Realizei, na minha vida, 23 operações para manter o sonho de continuar tocando. Quando era pianista, fazia 21 notas por segundo. Agora, não estava conseguindo fazer uma nota em 21 segundos. A operação foi para conseguir tocar, pelo menos, músicas lentas. E é isso que vou fazer até o apagar das luzes.
João Carlos Martins se reinventou e passou a ser maestro, regendo orquestras e agradeceu:
“A pior coisa que aconteceu na minha vida foi perder as mãos para o piano. Mas a melhor coisa que aconteceu, também foi perder as mãos para o piano, porque encontrei um novo universo na regência. Com isso, consegui levar a música para todos os cantos”, disse ele, em entrevista ao R7, em julho de 2017.
Gratidão ao Bira
Agora, aos 82 anos de idade, o maestro reencontrou Ubiratan Bizarro Costa, o homem que criou as luvas que fizeram o maestro voltar a tocar piano.
O encontro cercado de emoção foi durante o primeiro dia do VTEX DAY, em São Paulo.
O evento, dos maiores de digital commerce do mundo, terminou na última terça, 6, e foi palco para o reencontro dos dois amigos.