Goiânia

MOBILIDADE 🚍 Em São Paulo, Rogério Cruz apresenta avanços na mobilidade de Goiânia, e ressalta investimentos para que “qualquer cidadão possa utilizar transporte público”

Prefeito participa de evento da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com tema “Transporte público metropolitano e gestão da crise de mobilidade após as eleições”. “Quem não investir em tecnologia ficará para trás”, diz, ao demonstrar estrutura do novo Terminal Isidória, e discorrer sobre projetos em desenvolvimento na capital relacionados à área

O prefeito Rogério Cruz participou, nesta quarta-feira (10/08), em São Paulo, de evento da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com tema “Transporte público metropolitano e gestão da crise de mobilidade após as eleições”. Ancorado pelo vice-presidente da ANTP, Cláudio de Senna Frederico, e moderado pelo jornalista Alexandre Pelegi, o bate-papo também contou com a participação do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

O evento integra atividades da 35ª edição do Seminário Nacional NTU 2022, que ocorre em paralelo com a LAT.BUS Transpúblico, Feira Latino-americana do Transporte, e maior evento em mobilidade urbana da América Latina.

Ao público, Rogério Cruz apresentou avanços na mobilidade de Goiânia, e ressaltou investimentos para que “qualquer cidadão possa utilizar transporte público”. “Conseguimos avançar a partir de investimentos, principalmente em tecnologia, e quem não o fizer ficará para trás. No caso de Goiânia, nos reunimos com o governo estadual e prefeituras da Região Metropolitana para superar as dificuldades”, ressaltou, ao destacar que a decisão de subsidiar o transporte impediu o aumento da passagem, que está congelada em R$ 4,30, desde 2019.

O prefeito detalhou que “o subsídio compartilhado é um avanço histórico”, uma vez que as tarefas foram divididas entre o governo estadual e as principais cidades que integram a Grande Goiânia, beneficiando cerca de 2,5 milhões de habitantes. “Goiânia arca com o subsídio de 41,2%, Estado de Goiás com 41,2%, o município de Aparecida com 9,4%, e Senador Canedo com 8,2%”, destacou.

“Essa divisão foi feita em parceria, após muito diálogo. Conversamos com os operadores de transporte e, enquanto houver subsídio, não haverá aumentos na tarifa, que é de R$4,30. E o que foi acordado tem sido cumprido”, frisou. Ele lembrou que essa e outras iniciativas criadas pela gestão municipal têm como objetivo “garantir a dignidade dos usuários do transporte público”.

Responsabilidade compartilhada
O âncora Cláudio de Senna Frederico apontou falta de engajamento por parte do Governo Federal no problema. Segundo o engenheiro, os prefeitos são os principais agentes de enfrentamento do problema da crise, e contam com pouco auxílio nacional.

“Há pouco reconhecimento do governo federal em relação ao transporte ser um problema do país”, ressaltou, ao pontuar que a crise escancarou a importância e reconhecimento do gestor fora da prefeitura. “Alçou a imagem do prefeito a uma posição merecida, de que ele está lutando e as ondas batem nele primeiro”, ponderou.

O prefeito de Porto Alegre e vice-presidente de Mobilidade da Frente Nacional de Prefeitos, Sebastião Melo, por sua vez, afirmou que o Brasil nunca teve uma política pública perene de infraestrutura, financiamento de modais e integração de sistemas para as cidades. “Temos 86% dos brasileiros vivendo nas cidades, os prefeitos estão colocando recurso público para o transporte, mas o governo federal virou as costas”, disse.

Sebastião Melo defendeu que “as pessoas precisam ter acesso à cidade, no sentido mais amplo, e que isso passa pela mobilidade”. Também lembrou que, ao contrário de Goiânia, sua cidade ainda não conseguiu estabelecer parceria com a gestão estadual. “Hoje só anda de ônibus quem não tem outra opção, essa é a realidade. É preciso forçar um debate nacional, discutir o papel dos estados, as cidades estão dentro do Brasil”, argumentou.

Sobre o tema, Rogério Cruz, destacou que objetivo da capital goiana é atrair todos para o transporte público, e isso é feito a partir de melhorias no serviço prestado à população. “Transporte de qualidade é dignidade, e apostamos em melhorias para atrair todos, até quem tenha outro meio de locomoção, para que decida utilizar o transporte público. Isso alivia as vias públicas”, disse.

Investimentos em tecnologia
“Quem não investir em tecnologia ficará para trás”, destacou Rogério Cruz sobre o uso da tecnologia na área da mobilidade. Ele citou o exemplo do Terminal Isidória, que foi ampliado para receber o BRT. “Possui tecnologia completa, com câmeras que leem as placas do ônibus e permitem controle de horários, que é uma das principais demandas dos cidadãos”, arrematou.

Outro uso da tecnologia citado pelo prefeito é o pagamento da tarifa de ônibus via cartão de crédito ou débito por aproximação, e a criação de cartões específicos para incentivar e facilitar o uso do transporte público na capital.

O prefeito também falou sobre as obras do BRT, em andamento desde 2012. “Estamos empenhados em fazer essa entrega à população, com previsão de conclusão até o segundo trimestre de 2023. Atualmente, trabalhamos na parte de tecnologia das vias”, disse.

Novos bilhetes
Rogério Cruz falou sobre os novos bilhetes já lançados em sua gestão e novos produtos que se tornarão realidade, em breve, na capital. O Bilhete único, por exemplo, encurta viagens em cerca de 50 minutos por dia, ao permitir que os usuários troquem de ônibus sem pagar nova passagem.

Outra novidade é o Passe Livre do Trabalhador, que permite aos funcionários realizar até 8 viagens por dia, sem aumentar os custos para as empresas que fizerem adesão à modalidade. “Assim, ele pode realizar outras atividades, como deixar o filho na escola, ou até mesmo passar no mercado”, observou.

“Estamos preparando agora meia tarifa para quem anda até 5 quilômetros, e vai pagar somente R$2,15. Estamos na fase de estudo para que o chip funcione via GPS, e os testes serão realizados em cidade da Região Metropolitana antes da implantação em Goiânia”, detalhou.

Futuro
Rogério Cruz apresentou iniciativas em estudo, no sentido de promover o uso das ciclovias e ciclorrotas na capital. “Trabalhamos para projetar um cartão que possa interligar os ônibus com o transporte avançado (Citybus 3.0), bicicletas e táxis nas estações. Toda a interligação deve ter início, meio e fim”, frisou.

O prefeito colocou a equipe técnica da capital goiana à disposição para dialogar e levar as experiências exitosas de Goiânia para que Porto Alegre avance no diálogo com o governo estadual. “E depois vamos juntos ao governo federal, esse é o caminho para um transporte público de qualidade”, arrematou Rogério Cruz, em fala direcionada ao prefeito Sebastião Melo.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

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