Mostra Farolete exibe 60 filmes no Museu das Bandeiras, GO

Mostra Farolete abre a primeira edição entre 4 e 6 de dezembro de 2025, na cidade de Goiás, com exibição gratuita de mais de 60 obras de videoarte, videodança, videoperformance e cinema experimental.
Organizado pelo Campus Goiás da Universidade Federal de Goiás (UFG) e apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG), o evento pretende aproximar o público de produções nacionais e internacionais que exploram o vídeo como linguagem estética, política e sensível.
Mostra Farolete exibe 60 filmes no Museu das Bandeiras, GO
Grande parte dos trabalhos será projetada diretamente na fachada do histórico Museu das Bandeiras, que ganhará a função de tela aberta para intervenções visuais ao ar livre. Outra parcela do acervo ficará disponível em uma galeria interna, criando um percurso que liga espaço urbano e interior expositivo.
Segundo o curador e professor de Arquitetura e Urbanismo da UFG, Emilliano Freitas, a iniciativa transforma o centro histórico em “espaço vivo de encontro”, ativando a cidade como experiência pública de arte. O artista e também curador Benedito Ferreira destaca o caráter experimental da mostra: “o vídeo não é apenas registro; é território de invenção e reflexão”.
Entre os convidados internacionais estão o colombiano radicado no México Santiago Olayo, a italiana Anna Utopia Giordano e o islandês Hrafnkell Tumi Georgsson, reconhecido pela relação poética entre corpo e paisagem. Todos terão trabalhos exibidos dentro da seleção que cobre diferentes estados brasileiros e países.
A programação completa e outras informações estão disponíveis no site da Universidade Federal de Goiás, referência nacional em pesquisa e extensão cultural.
No encerramento, a organização prevê debate aberto com artistas e curadores para fomentar trocas sobre a expansão do audiovisual contemporâneo.
Para saber mais sobre as iniciativas culturais no interior do estado, acompanhe nossa editoria Goiás e continue informado.
Crédito: Mostra Farolete/Divulgação