Mundo

NEW YORK TIMES 🗞 Canibalismo: Jornalista que entrevistou Bolsonaro se surpreende com repercussão

É surreal ver uma entrevista que fiz seis anos atrás ganhar nova vida”, respondeu o jornalista norte-americano Simon Romero a Folha de S.Paulo. Ex-correspondente do The New York Times no Brasil, o profissional realizou a entrevista com o então deputado federal Jair Bolsonaro em 2016, quando retratava o crescimento da extrema-direita no Brasil. Seis anos depois, a entrevista voltou a viralizar na campanha eleitoral pelo fato de Bolsonaro admitir que, se preciso, praticaria canibalismo.

“Estava de férias, fazendo trilha nas montanhas de Novo México [EUA] com um dos meus filhos, então o serviço de celular estava ruim. Voltei e tive um monte de mensagens de amigos no Brasil sobre canibalismo, a entrevista de 2016 e outros temas como maçonaria e satanismo. Foi uma surpresa”, afirmou ao veículo.

O repórter trabalhou no Brasil entre 2011 e 2017. Atualmente, ele cobre a região oeste dos EUA ainda para o TNY.

No trecho da entrevista que viralizou, o atual presidente da República e candidato à reeleição fala sobre supostos rituais indígenas e diz que aceitaria comer carne humana.

Romero lembra que a conversa ocorreu no gabinete do então vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), no Rio de Janeiro. Ele conta que o filho do mandatário filmou tudo e depois a entrevista foi parar em páginas do político.

“Eu queria entender melhor a extrema-direita que estava começando a ganhar força no Brasil. Nos EUA, [Donald] Trump também estava subindo nas pesquisas, então havia bastante interesse no tema”, diz.

Segundo o profissional, houve tensão em alguns trechos, um deles é o suposto canibalismo citado por Bolsonaro.

“Achei muito estranho o comentário sobre um suposto ritual, no mínimo algo muito difícil de confirmar. Parecia que ele estava tentando provocar uma reação”, relembra.

O material ganhou as redes sociais na última semana e chegou a entrar na campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que concorre a um terceiro mandato contra Bolsonaro.

No sábado (8), a veiculação do trecho da entrevista foi vetada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pedido dos advogados do candidato à reeleição.

Qual a data do segundo turno das Eleições 2022?

O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo