Nova temporada do “Cine-debate: Saúde e Sociedade no cinema” começa no dia 1º de abril; confira os filmes e programação
Projeto desenvolvido pelo Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br é aberto ao público e será mediado pelos professores Lisandro Nogueira e Fernando Cupertino, da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Com o intuito de promover discussões sobre a importância da humanização no atendimento de saúde por meio de grandes obras da sétima arte, o Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br inicia no dia 1º de abril (segunda-feira), às 19 horas, a segunda temporada do projeto “Cine-debate: saúde e sociedade no cinema”.
A primeira sessão vai exibir “Um homem contra Wall Street”, filme que retrata o drama de um funcionário de segurança de Nova York que não consegue tratamento para sua esposa doente por meio do seguro de saúde.
O Cine-debate acontecerá às primeiras segundas-feiras de cada mês, no auditório do Sicoob UniCentro Br, e será conduzido pelo professor de cinema da Universidade Federal de Goiás (UFG), Lisandro Nogueira, e pelo médico e coordenador do Instituto, Fernando Cupertino.
Segundo o coordenador, a iniciativa vem justamente para buscar esse alinhamento de temas que interessam à saúde, à medicina e às ciências sociais com o cinema. “Será uma forma lúdica e agradável de aprendermos coisas novas. Teremos debates com especialistas ligados aos diferentes temas apresentados e tenho certeza de que será uma experiência muito enriquecedora”, destaca.
Lisandro Nogueira, crítico de cinema e responsável pela curadoria das obras cinematográficas, avalia que a iniciativa servirá para nortear os participantes com novas perspectivas. “Esse projeto tem uma importância muito grande porque nós vivemos em um mundo sem bússola. Nós não temos mais as bússolas antigas que nos guiavam e nos davam sentido. Hoje está tudo muito confuso e aberto, e o Cine-debate é uma oportunidade
para a gente tirar um tempo para refletir e ver que o mundo é muito complexo e caótico, mas, ao mesmo tempo, é muito fascinante. E só a sabedoria e o conhecimento é que podem nos dar essa nova bússola para seguir em diante”, pontua.
Público
Com direito a pipoca e refrigerante, o projeto tem como público-alvo estudantes e profissionais da área da saúde que terão a oportunidade de vivenciar debates, num ambiente de cinema, além de sorteios de prêmios.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados alguns minutos antes, na recepção do evento. A grande novidade nesta edição é que o projeto já foi aprovado para se tornar uma disciplina de núcleo livre da UFG, isto é, fará parte das atividades complementares e disciplinas que devem ser cursadas e realizadas de forma livre pelos discentes, nos cursos de graduação. No entanto, continua aberto a receber toda a sociedade, gratuitamente.
Sobre o ano de estreia da iniciativa, em 2023, a presidente do Centro Acadêmico (CA) de Medicina da UFG, Anna Raphaella Matos, ressalta que a experiência com os estudantes foi muito positiva. “Eu vi como algo enriquecedor mesmo. De continuar falando da medicina, só que em um contexto diferente. Então, mudar essa visão faz diferença”, avalia. De acordo com Anna Raphaella, os debates foram levados até mesmo para a sala de aula, no núcleo livre de Mentoring, uma espécie de mentoria para os alunos. “É um espaço onde os estudantes falam da vida, da rotina do curso e os professores vão mediando essa conversa, até para poder desafogar um pouco daquela rotina pesada. E os professores passaram a utilizar o Cine-debate nas aulas do Mentoring”, conta.
Já a presidente do CA de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Letícia Belchior, elogiou a escolha dos filmes. “As discussões após esses filmes, com profissionais muito capacitados, tanto do cunho histórico, quanto social e cultural, com uma contextualização da nossa atuação prática e teórica nos dias de hoje na medicina, foi algo realmente muito engrandecedor. Achei o projeto maravilhoso
e fico muito feliz em saber que ele vai continuar”, comemora.
Confira a programação completa do Cine-debate:
Segunda-feira, 1º de abril: Um homem contra Wall Street (2013)
Segunda-feira, 6 de maio: As invasões bárbaras (2004)
Segunda-feira, 3 de junho: Um golpe do destino (1991)
Segunda-feira, 1º de julho: Erin Brockovick: uma mulher de talento (2000)
Segunda-feira, 2 de setembro: Amor/Amour (2012)
Segunda-feira, 7 de outubro: Path Adams: o amor é contagioso (1998)
Segunda-feira, 4 de novembro: O jardineiro fiel (2005)
Serviço:
Cine-debate: saúde e sociedade no cinema
1ª Sessão – filme: Um homem contra Wall Street (2013)
Data: 1º de abril (segunda-feira)
Horário: às 19 horas
Público-alvo: estudantes e profissionais da área da saúde
Local: Auditório do Instituto Cultural do Sicoob UniCentro Br (Rua T-8, nº 109, Setor Marista, Goiânia – GO)
Sobre o Sicoob UniCentro Br :
O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31 anos, administra mais de 7,1 bilhões de ativos e conta com mais de 123 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.