PAMELLA CARDOSO | A importância da hotelaria hospitalar no acolhimento do paciente
Gestora de Hospitalidade e Facilities do Hemolabor, Karollyne Moral, esclarece que esse setor é um componente essencial do sistema de saúde, que garante que os pacientes recebam cuidados de qualidade em um ambiente humanizado e acolhedor
A hotelaria hospitalar desempenha um papel fundamental no setor de saúde, garantindo um ambiente acolhedor e confortável para os pacientes e seus familiares. No Dia do Hoteleiro, é essencial reconhecer a importância desses profissionais e suas contribuições para o bem-estar dos pacientes e o funcionamento eficiente das instituições de saúde.
A gestora de Hospitalidade e Facilities do Hemolabor, Karollyne Moral, explica que a hospitalidade vai muito além de simplesmente fornecer quartos limpos e alimentação adequada. “O conceito de hotelaria, quando aplicado à área de saúde, causa uma transformação no atendimento e infraestrutura hospitalar. Aliados ao conceito de humanização, que de acordo com o Ministério da Saúde, consiste na valorização dos usuários, trabalhadores e gestores do processo de produção de saúde, e que pode ser compreendido também como a qualidade do cuidado que é direcionado ao outro”.
Além disso, a hotelaria hospitalar desempenha um papel crucial na gestão de recursos e logística. Ela otimiza o uso de leitos, agiliza o atendimento, gerencia a disponibilidade de suprimentos e coordena a manutenção das instalações. “Isso não apenas melhora a experiência do paciente, mas também reduz custos operacionais e aumenta a eficiência das instituições de saúde”, explica a gestora.
O Hemolabor possui atualmente mais de 150 profissionais do setor de hotelaria, que se dividem entre atendimento laboratorial, consultório, hospital oncohematologico, higienização, rouparia, segurança patrimonial e central de atendimento ao cliente. A humanização dos hospitais é um diferencial significativo da hotelaria hospitalar. Isso envolve criar ambientes que reduzam o estresse, proporcionem apoio emocional e promovam a recuperação mais rápida dos pacientes.
A comunicação eficaz também é uma característica importante da hotelaria hospitalar. Isso engloba a capacidade de transmitir informações de forma clara e empática aos pacientes e seus familiares, garantindo que eles estejam plenamente informados sobre o tratamento e o progresso.
“Quando você implanta a hotelaria hospitalar e presta um serviço de qualidade diferente dos padrões vigentes no mercado, a estrutura física e operacional do hospital se destaca ainda mais com relação às outras instituições. O paciente cria uma boa impressão sobre a instituição, ele se sente acolhido e bem acomodado, pois ele está hospedando para tratar da saúde em um ambiente hospitaleiro e acolhedor, que favorece encontro e formação de vínculos”, reflete Karollyne.