Pis: 1,9 milhão de trabalhadores podem ter ficado sem o pagamento; confira
Pis de 1,9 milhão de trabalhadores podem ter não ter entrado na lista de pagamentos erroneamente;
Empresa detectou discrepância entre as bases de registro do governo e as declarações do Rais;
Pagamento dado é de até um salário mínimo, sendo proporcional aos meses trabalhados no ano.
A empresa de tecnologia de dados, Dataprev, detectou uma divergência entre as demais bases de registros trabalhistas do governo e as informações declaradas no primeiro vínculo do Rais (Relação Anual de Informações Sociais).
Por conta disso, a empresa decidiu analisar os dados de 1,9 milhão de trabalhadores que em tese têm direito aos valores do Pis, mas não entraram na lista de pagamentos do governo.
Os novos saques do Pis, que vão até o valor de um salário mínimo (R$ 1.212), devem acontecer a partir do dia 16 de março. Aqueles que acreditam ter direitos a receber, mas foram informados que não tinham dinheiro em suas contas devem conferir se suas informações estão corretas e reclamar nos canais de atendimento.
A consulta de saldo pode ser feita através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e pelo telefone 158, que também pode ser utilizado para obter esclarecimentos.
Erros no cadastro do Pis não são tão incomuns. Neste ano, cerca de 154 mil trabalhadores receberam pagamentos referentes ao ano de 2019, devido a erros cadastrais.
Estou apto para receber o benefício?
Para poder receber o valor do Pis, o trabalhador deve preencher os seguintes requisitos.
Estar cadastrado no Pis/Pasep ou no Cnis há pelo menos cinco anos. Isto é, o primeiro emprego de carteira assinada deve ter acontecido até 2015.
Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano de 2020 com carteira assinada, consecutivos ou não.
Ter recebido até dois salários mínimos de remuneração. No ano referente aos pagamentos o valor máximo que se podia receber era de R$ 2.090.
Ter seus dados informados corretamente pelo empregador no Rais ou no eSocial no ano de 2020.
Por que fui impedido de receber o abono salarial?
Dentre os principais motivos que acabam tirando o trabalhador da lista de recebimento estão a inserção de informações erradas, desatualizadas no Rais ou no eSocial
Para conferir se seus dados estão atualizados e corretos é possível entrar nas plataformas do Rais https://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf ou do eSocial https://login.esocial.gov.br/login.aspx e conferir.
O Ministério do Trabalho e da Previdência recomenda conferir os dados junto ao empregador para ver se foram colocadas corretamente. Caso o patrão não tenha feito a declaração, ou tenha entregado em atraso o estabelecimento está sujeito a multa.
Para denunciar basta acessar o portal do governo https://www.gov.br/pt-br/servicos/realizar-denuncia-trabalhista
Às vezes basta uma simples correção na declaração, como um erro de digitação no número do Pis no preenchimento da Rais ou na Carteira de Trabalho Digital.