Prefeitura de Goiânia realiza feira de produtos comercializados por mulheres, na quinta-feira (10/03) e sexta-feira (11/03)
Com foco no empoderamento feminino, evento reúne mulheres do ramo da moda, artesanato, arte, design, música e gastronomia. Além de novas empreendedoras, também estão confirmadas expositoras que já atuam em eventos realizados pela Prefeitura de Goiânia, a exemplo da Feiras das Pretas, das Entidades das Pessoas com Deficiência e do Lixo Zero.
O prefeito Rogério Cruz afirma que objetivo da feira é promover protagonismo e autonomia financeira feminina, além de debater pautas importantes sobre direitos das mulheres. “Além de celebrar, é preciso reconhecer o papel da mulher na sociedade, proporcionar a elas a independência, segurança e respeito, seja qual for a esfera”, aponta.
A secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cristina Lopes, defende a feira como “momento de juntar forças e construir uma cidade mais igualitária em termos de gênero”.
A iniciativa conta com programação cultural, oficinas, show de talentos e rodas de conversa sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na capital.
Programação
10/03 (quinta-feira)
10h: Oficina de Contação de histórias
11h: Oficina de A arte do lápis de cor
12h: Show de talentos (microfone aberto)
14h: Oficina de A arte do fuxico
16h: Solenidade oficial de abertura
16h30: Roda de conversa Goiânia por Elas: empreender e sobreviver
18h: Lançamento e sessão de autógrafos do Livro em Branco ou Uma Mulher de 30 anos, da autora Lidiana Reis
11/03 (sexta-feira)
11h: Roda de conversa O direito da mulher e o combate à violência
12h: Lançamento e sessão de autógrafos do livro 4 Razões para Sobreviver, da autora Iraides Barbosa
13h: Roda de Conversa – Um novo ciclo pela saúde da mulher
15h: Roda de conversa – Viver a maternidade em 2022
17h: Debate – Goiânia por Elas: inclusão, diversidade e empoderamento
Goiânia por Elas
As ações comemorativas do Mês da Mulher começaram oficialmente na manhã do último domingo (06/03), com desfile inclusivo de 32 mulheres no Lago das Rosas, evento que teve aulão esportivo e palestra com a coach Alyne Carneiro.
Em seguida, foi lançada a campanha “Violência contra a Mulher é Crime’’, que consiste na fixação em ônibus da capital de mensagens que conscientizam sobre as formas de violência contra a mulher e canais de denúncia. Conteúdo também é divulgado em televisões dispostas nas plataformas de ônibus.
Na terça-feira (08/03), foi inaugurado o Centro de Formação Consuelo Nasser, na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), e realizado o Goiânia por Elas Empodera, dia de beleza e bem-estar para 40 mulheres vítimas da violência, no Senac Elias Bufáiçal, no Setor Aeroporto.
O Paço Municipal recebe feira com 35 mulheres que comercializam produtos de artesanato, moda, alimentação e bem-estar. A Secretaria Municipal de Administração (Semad) realiza, às 11h, live sobre a Saúde da Mulher, com a enfermeira Nara Francely e as psicólogas Edvânia Pereira e Clene Lopes.
Na área da cultura, houve apresentações da Orquestra Feminina de Goiânia, no dia 08/03, no Teatro Goiânia, às 20h, em conjunto com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, e exposição “Feminino”, no hall do Paço Municipal, com obras do Centro Livre de Artes (CLA).
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) fez, na terça-feira (08/03), apresentações culturais no Parque da Lagoa, no Parque Industrial João Braz, a partir das 16h.
Até o final do mês, ocorrerão ações pontuais da SMPM, como blitz com a Patrulha Mulher Mais Segura, entregas de doações e live sobre o Dia da Mulher.
Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia realiza Feira Goiânia por Elas
Quando: 10/3 e 11/3
Horário: 10h às 19h30
Onde: Vila Cora Coralina – Rua 3, s/n, Setor Central
Assessoria: Anauara Vieira – (62) 9835-5167
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia