Mundo

Quatro lançadores de mísseis, experiência em Afeganistão e Iraque: EUA enviam segundo navio de guerra para Israel; veja detalhes

Porta-aviões USS Eisenhower se junta aos equipamentos militares já deslocados para a região após o ataque do Hamas

Os Estados Unidos enviaram seu segundo grupo de ataque de porta-aviões para o leste do Mediterrâneo para “dissuadir ações hostis contra Israel ou qualquer esforço direcionado a ampliar a guerra após os ataques do Hamas“, disse o secretário de Defesa, Lloyd Austin.

O porta-aviões USS Eisenhower se junta aos equipamentos militares já deslocados para a região após a ofensiva do Hamas a Israel, em 7 de outubro, e em meio à resposta do Estado judeu. O site do comando naval americano destaca que a embarcação de propulsão nuclear “oferece uma ampla gama de capacidades flexíveis de missão, incluindo operações de segurança marítima, projeção de poder expedicionário, presença naval avançada, resposta a crises, controle marítimo, dissuasão, contra-terrorismo, operações de informação e cooperação de segurança”.

O navio é alocado em missões das Forças Armadas americanas desde os anos 1970. Foi deslocado para a atuação militar durante a Guerra do Golfo, nos anos 1990, e mais recentemente nas guerras no Afeganistão e no Iraque. A embarcação chega a até 56 km/h, tem capacidade para levar 90 aeronaves e dispõe de dois lançadores de mísseis RIM-7 Sea Sparrow, dois lançadores de mísseis de fuselagem rolante RIM-116 e ao menos três canhões Phalanx CIWS 20 mm.

O envio do porta-aviões indica por parte de Washington “o compromisso inabalável com a segurança de Israel e nossa resolução de dissuadir qualquer ator estatal ou não estatal que busque escalar esta guerra”, disse Austin em um comunicado.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo