ROGÉRIO CRUZ ✨ Prefeito anuncia ampla reforma do Centro de Zoonoses de Goiânia, e destaca que objetivo é promover bem-estar animal
Projeto arquitetônico prevê melhoria dos canis e gatis para que animais tenham maior conforto, adequações no manejo e no fluxo de trabalho, intervenções na parte administrativa e laboratórios. “Centro de Zoonoses será readequado para oferecer mais qualidade e comodidade aos animais”, ressalta prefeito. Estrutura não passava por reforma desde inauguração, em 2006
O documento determina finalização do projeto estrutural para a execução das obras de revitalização. A previsão é de que os serviços comecem dentro de 60 a 90 dias, com prazo de conclusão de cinco a seis meses.
O Centro de Zoonoses está localizado na GO-020, Km 08, na Fazenda Vale das Pombas, e passará por reforma pela primeira vez desde que foi inaugurado, em 2006. O projeto prevê melhoria dos canis e gatis para que os animais tenham maior conforto, adequações no manejo e no fluxo de trabalho, intervenções na parte administrativa e nos laboratórios.
Serão executados, ainda, serviços de reforma do telhado, parte elétrica e hidrossanitária, e ampliação dos laboratórios de leishmaniose, entomologia e esporotricose.
“O Centro de Zoonoses será readequado para oferecer mais qualidade e comodidade aos animais. O projeto que apresentamos mostra o cuidado que temos com os animais, por meio dos serviços oferecidos por esta unidade”, disse o prefeito, em entrevista à imprensa, após vistoriar instalações e serviços oferecidos aos animais.
“Estamos constatando que o local está limpo, com todas as baias bem cuidadas. Mas isso não basta. Nós temos que readequar todo o espaço para todo tipo de animal, de pequeno e grande porte, como cães e cavalos, por exemplo”, destacou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, o Centro de Zoonoses é uma unidade de combate a doenças causadas por vetores animais, como leishmaniose. “É um centro de pesquisa que conta com laboratórios, e que abriga animais que estão nas ruas, como gatos e cães, inclusive cavalos, e demais animais de grande porte. Adequar o espaço às normas do Ministério da Saúde, tratar os animais com dignidade e trabalhar na prevenção de doenças, é fundamental que se tenha um ambiente adequado para isso”, pontuou.
Além do bem-estar animal, Rogério Cruz reforça que a revitalização do espaço trará dignidade aos servidores que trabalham no local. Diretor do Centro de Zoonoses, Murilo Reis ressalta que os serviços de revitalização não buscam aumentar a capacidade de acolhimento de mais animais, e sim proporcionar mais comodidade aos que já estão na unidade, que são cerca de 50.
Acolhimento
Desde o início da gestão, Rogério Cruz afirma que sempre teve um olhar especial voltado para o Centro de Zoonoses, responsável pelo acolhimento de animais. “Esse cuidado que nós temos é com todos os serviços oferecidos pela unidade”, frisou.
“Há um bom tempo temos cobrado, do Centro de Zoonoses, um olhar especial de acolhimento e guarda de animais, e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, se prontificou a mudar a realidade da unidade”, reforça o prefeito, acrescentando que “a pandemia atrapalhou um pouco a implantação de melhorias, mas que agora a reforma será executada, com implementação de adequações, em conformidade com normas do Ministério da Saúde”.
Participaram da apresentação do projeto arquitetônico o presidente do Conselho de Medicina Veterinária, Rafael Vieira, e os vereadores Anselmo Pereira, pastor Marcos Rosa e Raphael da Saúde.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia