Rogério em reunião no Crea: “Serei o prefeito que entregará o BRT”
O prefeito Rogério participou, na última sexta-feira (21/6), de reunião no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) e apresentou os avanços da gestão à frente do comando da cidade durante os últimos três anos e meio. Visando sempre melhor atender à população, inúmeras ações e investimentos foram realizados, principalmente em áreas que, segundo ele, não foram consideradas prioridades em administrações anteriores.
Um dos exemplos citados pelo prefeito foi em relação à limpeza urbana, com problemas que se arrastavam havia anos, e que ele e sua equipe enfrentaram para resolver. “A situação da limpeza urbana já vinha acontecendo havia muito tempo. Nós tivemos vários problemas no passado. Eu, como vereador, vi isso de perto. Chegamos a ter 35 dias sem coleta em Goiânia, na gestão passada. Os problemas da Comurg viraram uma bola de neve, rolando de lá para cá, sempre com dívidas e sempre crescentes”, afirmou, ao enfatizar a importância de tornar a Comurg uma entidade totalmente independente, com capacidade de gerenciar seus processos e serviços de forma autônoma para atender às necessidades da comunidade. Ele destacou o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), enviado ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), com a proposta de medidas para garantir a eficiência e a sustentabilidade da companhia a longo prazo.
Rogério garantiu que a questão da coleta do lixo na cidade estará completamente regularizada em Goiânia nos próximos dias. “O processo de transição com o consórcio Limpa Gyn está se findando, estão ajustando e ampliando os seus serviços, e logo tudo estará regularizado”, disse.
Sobre a drenagem urbana da cidade, área que também se tornou um problema histórico, o prefeito Rogério ressaltou as obras realizadas na atual administração e o Plano de Drenagem Urbana que está sendo elaborado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
“O Plano Diretor de Drenagem Urbana vigente em Goiânia é de 2005 e atinge apenas 60% da área urbana da capital. Então, é outra questão que a nossa administração pegou para resolver, e estamos fazendo. A universidade deve nos entregar o plano até setembro. Nós estamos tão preocupados com essa questão de drenagem que, inclusive, investimos muito em alguns serviços para começar a solucionar o problema de alagamento na cidade, e já diminuímos os pontos críticos”, falou. Na oportunidade, o prefeito apresentou relatório com imagens da limpeza de bocas de lobo e ramais na cidade, e citou investimento de cerca de R$ 11 milhões em obras de drenagem somente no Bairro Feliz.
Na área da Educação, o prefeito citou a reforma de mais de 140 unidades em sua gestão. “É uma reforma completa que está sendo feita. Ainda faltam algumas que estão em fase de licitação”, pontuou, lembrando também das 67 unidades de saúde também reformadas na sua gestão.
Centraliza
Rogério explicou também o projeto Centraliza, que visa revitalizar o Centro de Goiânia e oferecer mais espaços públicos e oportunidades para o desenvolvimento urbano. Ele destacou que o projeto vai além da construção de um simples calçadão, incluindo iniciativas como a implementação de estacionamento digital azul e a promoção de novas construções que contribuam para tornar o centro da cidade mais vibrante e atrativo. “Nós apresentamos à sociedade, inclusive com várias audiências públicas, na Câmara já passou pela votação agora discussão. Se trata de um conjunto de projetos que vai fazer com que o Centro de Goiânia se torne um Centro real como nós conhecemos outros centros de outras capitais ou até de outros países.”
Na área de Mobilidade, o prefeito falou sobre as ações de melhoria do transporte público e sobre o BRT. “Nós trabalhamos desde março de 2021, quando assumimos, na questão do sistema de transporte público. O sistema de Goiânia, ele não é só Goiânia, é uma região metropolitana e muito grande. São 3 milhões de usuários de transporte público na região metropolitana. E a fonte é Goiânia. Já fizemos várias ações e posso citar o Passe Livre do Trabalhador, o congelamento da tarifa e o pagamento do bilhete por aproximação. E graças ao novo sistema que conseguimos montar, em parceria com o governo do estado e prefeituras, dentro do cronograma desse novo sistema, até 2026 mais de 1,4 mil ônibus novos estarão sendo entregues.”
BRT
Sobre o BRT, Rogério lembrou que o projeto se arrastava desde 2010. “Assumi o projeto, em 2021, com 43% das obras executadas, e estamos finalizando. Entregamos o Terminal Izidória, Terminal Paulo Garcia, Terminal Hailé Pinheiro, 63% do Terminal Recanto do Bosque, entregamos o viaduto Iris Rezende Machado, e agora as obras físicas do BRT já estão concluídas. Já entregamos para a Rede Mob, que está montando o sistema nas 31 estações, inclusive entre os dias 25 e 27 estarei inaugurando a estação na Praça Cívica. Posso dizer que eu serei o prefeito que entregará o BRT e ficarei muito feliz de ver as pessoas recebendo o BRT funcionando 100%.”