Saiba qual é a escola em Goiás número 1° do ranking nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2023
Ensino Médio do programa GoiásTec está entre os melhores resultados do Ideb 2023. Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca, no distrito de Santa Rosa, obteve média de 7,4. Escola é a 1° do ranking nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2023
Em Goiás, mais de 8 mil estudantes da rede pública estadual de Educação estão matriculados nas 137 unidades escolares que ofertam o ensino por mediação tecnológica do programa GoiásTec. Desde 2020, ano em que o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO), implantou o programa na rede, a proficiência destes alunos tem avançado e alcançado melhores resultados.
Dessa vez a aprendizagem e o desempenho foram comprovados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023. No teste, que é realizado pelos estudantes do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, constou que 76 unidades escolares do GoiásTec estão acima da média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023. Esse resultado é calculado a partir das médias escolares e dos dados do Censo Escolar.
Entre as 76 instituições de ensino, a unidade escolar que alcançou o 1° lugar no ranking foi o Colégio Estadual Aurelice Gomes da Fonseca, localizado no distrito de Santa Rosa, no município de Formosa. O colégio teve um aumento de 1,6 pontos de 2021 a 2023, saltando de 5,8 para 7,4 no Ideb deste ano.
O índice mostra a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do Ensino Médio, que evoluiu visivelmente após a implantação do programa GoiásTec.
Crescimento nos resultados
O Colégio Estadual Carolina Vaz da Silva, localizado em Catalão, também foi uma das escolas que apresentaram nota acima da média, de acordo com os resultados do Ideb 2023. A escola, que saiu da média 4,4 e alcançou 5,5, comprova que o ensino mediado por tecnologia contribui para o avanço no aprendizado dos estudantes.
De acordo com a gerente de Mediação Tecnológica da Seduc-GO, Denise Cristina Bueno, o GoiásTec tem demonstrado avanços em diversos aspectos. “O ensino mediado por tecnologia tem crescido em Goiás devido ao acompanhamento pedagógico dos professores do estúdio, somado ao acompanhamento dos professores presenciais, que passam por formação bimestralmente. Além disso, o programa recebeu um grande investimento do Governo de Goiás e isso contribuiu para a melhoria das transmissões das aulas”, explica ela.
Formação continuada
Os bons resultados do GoiásTec é fruto de uma série de investimentos na Educação pública estadual. Entre as ações mais importantes está a formação continuada dos profissionais: supervisores, gestores, coordenadores pedagógicos e professores que participam do programa.
O Encontro de Formação Continuada para os Profissionais do Ensino Mediado do GoiásTec, por exemplo, já está na quarta edição, com a temática: Ampliando a Perspectiva Pedagógica de Educação Básica Mediada em Goiás.
Nesta edição foram realizados dois encontros presenciais nos dias 28 e 29 de agosto para o primeiro grupo, formado por supervisores e gestores do Ensino Médio. Os próximos serão realizados no mês de outubro e serão direcionados ao segundo grupo, que são os coordenadores pedagógicos e os professores que atuam presencialmente nas escolas do GoiásTec.