O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, disse durante a tarde desta segunda-feira que o número de militares atuando na Esplanada dos Ministérios, na próxima quinta-feira (7), será maior do que na posse do presidente Lula, em janeiro. Por questões estratégicas, o governo não diz o tamanho do efetivo.
O público esperado é de 30 mil pessoas. Segundo Patury, as forças de segurança trabalham há três meses na preparação do evento: “Foram 27 reuniões, dentre elas 19com agentes da esfera federal”, diz o secretário-executivo.
A Esplanada dos Ministérios será fechada na quarta-feira (6), às 21h. O desfile deve começar às 9h e acabar perto do meio-dia.
O público vai passar por revista nos acessos à Esplanada (veja mais abaixo o que pode ou não levar para o desfile). A revista será montada na via S1, lateral da Catedral e escadarias dos ministérios – as quatro primeiras no lado sul e as três primeiras do norte (sentido Rodoviária – Praça dos Três Poderes). Ao todo serão oito entradas para o evento.
Conforme o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Cel. Adão Macedo, “o efetivo nas ruas será “grande” e “mais do que suficiente”. O secretário Alexandre Patury disse que após o 8 de janeiro houve uma integração das forças de segurança tanto distritais como federais.
- Delegado-geral da PCDF, Robson Cândido
- Comandante-geral do CBMDF, Cel. Mônica Mesquita
- Diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento
- Subcomandante geral da PMDF, Cel. Ana Paula
O bloqueio na Esplanada é entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar. A partir das 6h de quinta-feira, o trecho entre o 1º Grupamento do CBMDF, passando pela L4 Sul, até as proximidades da Ponte JK (sentido Plano Piloto – Lago Sul), fica fechado para abrigar os veículos blindados que irão participar do desfile.
As vias N3 e S2 terão trânsito livre, assim como o Buraco do Tatu (ligação entre Asa Sul e Norte, próximo à Catedral). Ambulantes cadastrados poderão acessar o local destinado para vendas entre as 21h e as 23h50. Após esse horário, será feita a retirada de veículos não autorizados da Esplanada.
Veja lista de itens proibidos na Esplanada dos Ministérios do 7 de Setembro:
- Fogos de artifício e similares
- Armas em geral
- Apontador a laser ou similares
- Artefatos explosivos
- Sprays e aerossóis
- Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
- Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
- Garrafas de vidro e latas
- Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
- Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
- Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
- Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
- Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.