Goiânia

THALITA BRAGA | Doação de leite materno salva 100 recém-nascidos por mês em Goiânia

Durante o Agosto Dourado, maternidades públicas da Prefeitura de Goiânia incentivam  que mães da capital se tornem doadoras e ajudem a salvar vidas

Já pensou em ser uma doadora de leite materno? Essa é a pergunta que os profissionais de saúde do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e da Maternidade Nascer Cidadão (MNC) repetem com frequência nas unidades. É que o ato de doar leite materno salva, em média, 100 recém-nascidos mensalmente na capital, e para celebrar o Agosto Dourado, mês que incentiva o aleitamento materno no Brasil, a campanha ganha força nas unidades da Prefeitura de Goiânia.

O médico pediatra da MNC, Sebastião Leite, reforça que o leite materno é um alimento rico em nutrientes, anticorpos e enzimas que protegem os bebês contra infecções e doenças. “Entre os benefícios do aleitamento materno está a diminuição do risco de alergias, asma, obesidade e doenças crônicas na infância e na vida adulta, além de fortalecer os laços afetivos entre mães e filhos”, pontua.

O profissional destaca que o Banco de Leite Humano da Maternidade Nascer Cidadão (BLHMNC) é responsável por coletar, processar, pasteurizar e armazenar o leite doado por puérperas saudáveis e, posteriormente, realiza a distribuição das doações. “De janeiro a  julho de 2023, foram coletados 401.100 ml de leite humano, que garantiu a nutrição de 647 bebês internados em UTIs Neonatais de unidades de saúde da capital neste período.” Os dados são da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).

Sebastião chama a atenção para a importância dos Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), que estão localizados dentro das maternidades e é um espaço onde as puérperas podem fazer doações e receber informações sobre técnicas de amamentação, coleta e armazenamento do leite humano.

Amor em cada gota
Segundo a coordenadora de enfermagem HMDI, Eliane Paranhos, o posto da unidade conta com 76 doadoras ativas e realizou, no mês de julho, 547 atendimentos internos e externos, além da coleta de 78.750 ml de leite humano, destinados aos recém-nascidos internados no hospital. Já o PCLH da Maternidade Célia Câmara, possui 21 doadoras ativas e  coletou 47.470 ml de leite humano, realizando mais de 276 atendimentos no último mês.

Anna Carolina Rodrigues Jesus é recepcionista do Célia Câmara e também doadora de leite na unidade. Ela fala da satisfação que é poder ajudar outras mães a alimentarem seus filhos. “Eu entrego o meu leite com alegria e me sinto muito feliz em saber que esses bebês são beneficiados e têm a oportunidade de se alimentarem com o leite materno que irá ajudar seu desenvolvimento.”

Para Maria Divina Carvalho Luz, que está com a filha internada no HMDI e precisou de doações do banco de leite para alimentar sua bebê, o sentimento é de gratidão. “Eu fico triste por não conseguir amamentar, mas me sinto feliz porque outras mães estão me ajudando e a minha filha internada está tendo leite materno para se alimentar e ficar nutrida. Não tenho palavras para expressar o quanto sou grata pela ajuda dessas lindas mães. Só posso agradecer por todo o apoio e incentivo que vocês têm me dado”, diz.

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo ideal a continuação da amamentação até os 2 anos do bebê.

Seja uma doadora
As mães que têm interesse em doar leite materno precisam atender a alguns requisitos: não fumar, não fazer uso de drogas e de bebidas alcoólicas. A doadora também não pode ter recebido sangue nos últimos cinco anos, nem fazer uso de medicamentos que contenham restrições à amamentação e, consequentemente, à doação.

Banco de Leite MNC
Funcionamento: todos os dias da semana, das 7 às 11 horas e da 13h30 às 15h30
Mais informações: (62) 3298-1214

Posto de Coleta do HDMI
Funcionamento: todos os dias da semana, das 7 às 19h
Mais informações: (62) 3956-8887 | 96047570 (WhatsApp)

Posto de Coleta HMMCC
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
Mais informações: (62) 3121-6265

Todos fornecem os frascos esterilizados adequados para doação, além de fazer a coleta das doações semanalmente na casa das doadoras.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo