Tropas russas executam 10 ucranianos que estavam em fila por pão, diz mídia local
Tropas russas executam 10 ucranianos que estavam em fila por pão, diz mídia local
- Embaixada dos Estados Unidos em Kiev, capital da Ucrânia, descreveu o ataque como “horrível”
- Informação foi divulgada por um site de notícias ucraniano
Tropas russas mataram dez pessoas que estavam em uma fila para comprar pão na cidade ucraniana de Chernihiv. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pelo site de notícias ucraniano Suspilne Media.
A embaixada dos Estados Unidos em Kiev, capital da Ucrânia, descreveu o ataque como “horrível”.
“Hoje, as forças russas atiraram e mataram 10 pessoas na fila por pão em Chernihiv. Tais ataques horríveis devem parar. Estamos considerando todas as opções disponíveis para garantir a responsabilização por quaisquer crimes de atrocidade na Ucrânia”, diz uma publicação da embaixada no Twitter.
Discurso de Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou hoje com o Congresso dos Estados Unidos. O político ucraniano reforçou a necessidade de mais sanções contra a Rússia e também voltou a pedir o fechamento do espaço aéreo para a Otan, a aliança militar do Ocidente.
No discurso, Zelensky evocou a famosa frase de Martin Luther King “eu tenho um sonho” e, em seguida, complementou dizendo que tem uma necessidade: proteger os céus da Ucrânia. O primeiro pedido do presidente ucraniano foi a criação de uma zona de restrição aérea. “É pedir muito?”, questionou.
Segundo a imprensa norte-americana, a ação não é nem mesmo cogitada em Washington, porque faria com que pilotos das forças dos Estados Unidos entrassem em conflito direto com os russos.