Goiânia

UFG tem Roda de Conversa com palhaçarias feministas

Atriz Fernanda Pimenta (Palhaça Malagueta) convida para Roda de Conversa dentro do XIII Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação

Nesta 5ª feira, 08 de agosto, às 18h, a atriz Fernanda Pimenta, também conhecida por Palhaça Malagueta, promoverá uma roda de conversa dentro do XIII Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás.

O evento é aberto a estudantes, pesquisadores e artistas interessados nos estudos feministas aplicados às artes da cena. O encontro tem o objetivo de compartilhar a pesquisa desenvolvida pela estudiosa, que vem investigando as palhaçarias feministas no teatro contemporâneo, e faz parte do Projeto Subversivas, uma iniciativa que integra pesquisa artística, prática e teórica, com estudos feministas, estabelecendo um diálogo com a prática cênica da palhaçaria.

Este projeto é financiado pelo Edital 17/2023, de Apoio aos Trabalhadores da Cultura em Formação, da Lei Paulo Gustavo Goiás, e envolve estudantes de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Desenvolvido em Goiânia e no Distrito Federal, com apoio da UFG e da UnB, o projeto “SUBSERSIVAS – Uma pesquisa sobre palhaçarias feministas” teve início em abril e continuará até outubro de 2024. As atividades previstas incluem encontros com pesquisadores e o público em geral, mostras de curtas, seminários e apresentação da Palhaça Malagueta.

Quem é Fernanda Pimenta

A proponente do projeto é a pesquisadora Fernanda Pimenta, que desenvolve sua pesquisa de doutorado na UnB desde 2020 sob orientação da Profa. Dra. Nitza Tenenblat, com apoios anteriores da Capes e da FAP-DF.

Atriz, palhaça Malagueta, pesquisadora, produtora, diretora, dramaturga, entre outras funções, Fernanda iniciou sua carreira teatral em 2003, tendo se formado mestre em Artes da Cena pela Unicamp. Já realizou apresentações na Argentina, Inglaterra, Portugal, Holanda, Espanha e Colômbia.

A artista transita entre diversas linguagens, dentre elas teatro físico, a palhaçaria, o cinema, o teatro de bonecos e a performance. Fez aulas com grandes mestres internacionalmente reconhecidos, como Iben Rasmussen (Odin Teatret), Renato Ferracini (Lume) Pepa Plana e Duda Paiva.

A artista já atuou em mais de 20 espetáculos e participou de festivais nacionais e internacionais. Dentre suas direções destacam-se “Causos de Voos e Risco”, de 2018, “Altas Baixarias”, de 2019 e “O Som do Riso”, de 2020/2021, “Entre Nós Mora a Memória” e “À Moda de 22”, em 2022. Atua no cinema goiano e nacional, desde 2005, tendo participado de mais de 10 filmes, entre eles 3 longas. Integra a Farândola Teatro-circo, a Cia de Arte Poesia que Gira, a Cia Ju Catahistórias e o Coletivo Pandoras.

SERVIÇO:
Evento: Roda de Conversa sobre o Projeto SUBVERSIVAS – Uma pesquisa sobre palhaçarias feministas
Data: 08 de agosto – quinta-feira – 18h
Local: UFG / Escola de Música e Artes Cênicas – Sala 242
Esta ação integra o Projeto Subversivas: uma pesquisa sobre palhaçarias feministas
Apoio: Secult Goiás, Governo de Goiás
Realização: Edital 17/2023 – Trabalhadores da Cultura em Formação, Lei Paulo Gustavo
Instituições de Apoio: Capes, FAP-DF, UFG, UnB
Produção: Farândola Teatro-circo, Meraki Produções
Parceira: Oficina Cultural Geppetto

Mais informações: https://www.instagram.com/artistapimentamalagueta

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo