Notícias

Urgente: Nova subvariante da covid-19 é registrada pela 1ª vez em MT; quatro mulheres tiveram o exame positivo

A subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

Uma nova subvariante da covid-19 foi identificada pela primeira vez em Mato Grosso, a JN 2.5 – que é uma variação da Ômicron. O primeiro registro no estado foi analisado pelo Lacen-MT (Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde). Para a análise, realizada entre terça (16) e quinta-feira (18) da última semana, foram selecionadas e sequenciadas 15 amostras positivas para covid-19, coletadas nos municípios de (8) e (7), região metropolitana.

Conforme o relatório da pesquisa, quatro mulheres tiveram o exame positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas. Dessas, três pacientes já receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal.

A quarta paciente tinha DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e morreu, porém ainda não é possível afirmar que a causa da morte tenha sido a covid-19. A equipe de Vigilância da SES (Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso) investiga o caso.

Segundo o Lacen-MT esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil. A subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

 

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo