Veja ranking dos 10 países mais tranquilos e seguros para se viver
O que é obrigatório num lugar para morar bem? Reunimos aqui o Top 10 no ranking dos países mais tranquilos e seguros para se viver. As informações são do Índice de Paz Global (Global Peace Index – GPI), desenvolvido pelo Instituto para Economia e Paz (IEP).
Paz e segurança
Segurança e paz caminham juntas segundo o GPI. Indicadores, como taxas de criminalidade, conflitos internos e externos geram instabilidade geral.
O estudo mostra que países que, por exemplo, respeitam os direitos humanos criam um ambiente de paz, tranquilidade e segurança para quem lá está.
Pelo levantamento, os níveis mais elevados de paz estão estatisticamente ligados a maiores crescimento da renda, melhores resultados ambientais, ao bem-estar e aos resultados de desenvolvimento e resiliência.
Também, por meio da paz, diz o estudo é possível promover a recuperação do sistema socioeconômico que se seguiu.
Critérios para análise
- Os critérios para análise consideraram os seguintes aspectos:
- Indicadores de criminalidade
- Conflitos internos e externo
- Ambiente interno propício para a paz
- Segurança interna
- Medidas de combate à corrupção
- Perspectivas futuras
Top 10 dos países mais seguros para se viver
O GPI examinou a situação política, econômica e social de 163 países.
Após a análise, listou os mais tranquilos e seguros para se viver, os dez que estão no topo são:
- Islândia
- Dinamarca
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Áustria
- Singapura
- Portugal
- Eslovênia
- Japão
- Suíça
Islândia, primeira colocada
A Islândia, país insular nórdico, tem uma paisagem exuberante, com vulcões, gêiseres, fontes termais e campos de lava.
Suas imensas geleiras estão protegidas nos parques nacionais Vatnajökull e Snæfellsjökull.
A maioria da população vive na capital, Reykjavik, abastecida por energia geotérmica e sede dos museus Nacional e Saga, que traçam a história viking da Islândia.
O Brasil
Dos 163 países, as piores posições são ocupadas por Afeganistão, Yemen, Síria, Sudão do Sul, República Democrática do Congo e Rússia.
O Brasil aparece em 132, numa posição nada positiva.
Para o estudo, prevaleceram os dados relativos à violência, segurança dos cidadãos, medidas de combate à corrupção, estabilidade econômica e perspectivas para o futuro.
Aqui você pode ler o estudo completo que tem 98 páginas.
No topo dos países mais tranquilos e seguros estão Islândia, Dinamarca e Islândia, seguidos de Nova Zelândia, Áustria, Singapura, Portugal, Eslovênia, Japão e Suíça. Nas Américas entre os 83 países mais bem colocados, apenas oito aparecem com destaque para Uruguai, Argentina e Chile. (veja o top 10 abaixo)
A segurança foi o item considerado como base do levantamento para entender sobre um ambiente capaz de gerar a paz. O estudo considerou a percepção de especialistas, moradores e turistas. A pesquisa serve como referência para investimentos, fixar moradia e também para visitar a passeio.