Zelensky pede que soldados russos voltem para casa: “povo vai vencer o terror”
- Presidente disse que 9 mil soldados russos foram mortos pelas forças ucranianas;
- Um dos pedidos foi de que combatentes voltem para casa;
- Líder celebrou resultado da votação da Assembleia Geral da ONU.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou novamente por meio de uma transmissão sobre a situação dos ataques russos em seu país. Além de comemorar a decisão ocorrida na Assembleia Geral da ONU, ele confirmou que 9 mil soldados russos foram mortos em combate com ucranianos. E voltou a pedir que os combatentes deixem a Ucrânia.
“Todos os ocupantes devem estar avisados: eles serão rejeitados pelos ucranianos. Vocês devem lembrar para sempre que nós nunca vamos desistir”, disse Zelensky.
Ele falou diretamente a soldados russos, e disse que eles devem voltar para a casa, abandonar a guerra. Ele disse ainda que seu povo vai “vencer o terror”.”Vamos mandar a Rússia embora com a vergonha que merece”, disse o líder ucraniano.
Zelensky celebrou o resultado da votação da Assembleia Geral da ONU a favor de uma resolução contra invasão da Ucrânia pela Rússia. Após dois dias de discursos de mais de cem de países no Fórum da Assembleia Geral das Nações Unidas para defender a paz e a segurança, Nesta quarta-feira (02), a Assembleia Geral foi encerrada com 141 votos contra, 35 abstenções e apenas 5 votos a favor das ações recentes de Vladimir Putin.
A resolução, apresentada por mais de 90 dos 193 estados-membros da ONU, “deplora” a agressão da Rússia contra a Ucrânia “nos termos mais fortes” e exige a suspensão imediata do uso da força por Moscou e a retirada imediata, completa e incondicional de todas as forças militares russas das fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia.
Negociações foram adiadas para esta quinta
A segunda rodada de negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia deve acontecer na quinta-feira (3).
Segundo a agência de notícias Tass, a delegação ucraniana ainda não chegou a Belovezhskaya Pushcha, na fronteira de Belarus e Polônia, onde vai ocorrer os encontros para as negociações entre representantes russos e ucranianos.
A delegação russa já está Belovezhskaya Pushcha, afirmou o negociador-chefe do país, Vladimir Medinsky. “Até onde eu sei, a delegação ucraniana já deixou Kiev e está a caminho agora. Estamos esperando por eles amanhã”, falou.