Notícias

Após Brasil evitar declarar “lado”, Ucrânia diz que não há espaço para neutralidade

Ucrânia afirmou que não há espaço para neutralidade na guerra

Bolsonaro tem procurado não escolher um lado e não criticou Putin pela invasão ao país vizinho

Embaixadora da Ucrânia na ONU, Yevheniia Filipenko alega que se trata de um problema de segurança mundial

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem evitado se posicionar em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia. Recentemente, Bolsonaro esteve com Vladimir Putin e, sem mencionar a tesão na região – antes da invasão efetiva -, prestou solidariedade ao presidente russo. Agora, quando questionado, Bolsonaro tem se esquivado de uma resposta sobre qual lado apoia.
No entanto, para o governo ucraniano, não há espaço para neutralidade no momento atual. A declaração foi dada pela embaixadora da Ucrânia na ONU, Yevheniia Filipenko, em entrevista ao portal Uol.

“Não há espaço para neutralidade na situação atual. Todos precisamos nos levantar para defender nossos princípios básicos. Eles garantem a todos os países sua soberania, integridade territorial e existência”, disse a diplomata.
Segundo a embaixadora da Ucrânia na ONU, o momento exige ação, com o objetivo de acabar com as agressões e com os ataques da Rússia contra a Ucrânia.

Em relação à proximidade entre Bolsonaro e Putin, Yevheniia Filipenko disse ao Uol que, agora, relações bilaterais não são importantes. “O que importa é a resposta conjunta diante das violações”, ponderou. “Se fracassarmos agora, então ninguém estaria seguro nesse planeta. Nem aqui e nem na América Latina. É sobre nossa segurança que estamos falando.”

Declarações de Bolsonaro

No último domingo (27), Bolsonaro falou em uma coletiva de imprensa sobre o posicionamento do Brasil no conflito.

“Nós devemos entender o que está acontecendo, no meu entender, nós não vamos tomar partido, nós vamos continuar pela neutralidade e ajudar no que for possível em busca da solução”, afirmou.

“Nossa posição tem que ser de grande cautela. Ninguém é favorável a guerra em lugar nenhum, traz problemas gravíssimos para toda a humanidade e para o nosso país também.”

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo