Goiânia

Coleta seletiva da Prefeitura de Goiânia completa 15 anos de lançamento e prestação de serviço, sem interrupção

O Programa Goiânia Coleta Seletiva completa, neste mês de março de 2023, 15 anos de seu lançamento, e manteve o atendimento mesmo durante a pandemia de Covid-19, quando a maior parte dos serviços semelhantes no Brasil foi paralisada.

A frota de caminhões conta com 20 veículos para coleta específica de recicláveis. Gerenciado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o programa tem o objetivo de contribuir para manutenção da cidade, evitar descarte irregular de inservíveis, além de dar destinação adequada para o lixo.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, lembra que, além das questões sustentáveis listadas, outro ponto importante foi a qualificação das cooperativas de catadores de lixo, que, depois da implantação, puderam se ancorar em uma logística de fornecimento de matéria-prima que garante o sustento de centenas de famílias.

“Hoje temos 13 cooperativas conveniadas que recebem diariamente o lixo reciclável coletado nas ruas. Antes, os catadores não tinham uma estrutura mínima de recolhimento deste material. O que a prefeitura entrega, neste aspecto, ultrapassa os conceitos comuns de reaproveitamento e cria uma cadeia produtiva robusta e eficiente”, pontua Borges.

Histórico
Em 2008, o programa de coleta de lixo reciclável começou pelo Jardim América, um dos maiores e mais populosos de Goiânia. Não demorou muito para a expansão do serviço para outros bairros, e hoje atende todos os 711 setores da capital, em um sistema alternado de coleta.

Dentre as ações do início do programa, destaque para o uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), onde o cidadão deposita o material em 114 abarcadores de Goiânia. O serviço evoluiu para a coleta de porta em porta ampliada e ainda ganhou, em 2011, o Cata-Treco, que recolhe móveis e eletrodomésticos na casa do contribuinte com data marcada.

Atualmente, a Companhia recolhe média de 2,5 mil toneladas de resíduos recicláveis por mês, divididos em cinco circuitos, sendo alguns bairros diários, em outros, duas e três vezes por semana. Os coletores recolhem nas portas de casas caixas de papelão, sacos e embalagens plásticas, papéis brancos ou pardos, revistas, jornais, garrafas plásticas, potes e latas de alumínio, plásticos e vidros.

Ao destacar a importância do programa, além da coleta de inservíveis pela cidade, Alisson Borges reforça o objetivo da Comurg de aperfeiçoar as atividades de limpeza pública, garantindo mais agilidade e qualidade, além de pedir às pessoas para que não descartem de forma irregular o seu lixo. “Contamos com a participação da população na segregação dos resíduos orgânicos e recicláveis. Esse é um trabalho coletivo que só tem sucesso com a participação de todos”, afirma.

É possível se informar sobre os circuitos da coleta seletiva no portal https://www.goiania.go.gov.br/comurg/ e no Instagram da Comurg. Já o Cata-Treco pode ser agendado por WhatsApp – 98596-8555 ou pelo aplicativo 24h da Prefeitura de Goiânia.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiâni

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo