Mundo

Como os ‘atalhos’ e ‘criatividade’ das tropas da Ucrânia estão segurando os russos

  • Mark Milley, principal conselheiro militar de Joe Biden, elogiou postura das tropas ucranianas
  • Segundo Milley, forças da Ucrânia tem usado conhecimento geográfico e criatividade para segurar russos
  • Militar norte-americano está indo para Bruxelas, para se reunir com lideranças da Otan

A força militar ucraniana está conduzindo uma defesa efetiva, usando o conhecimento que tem da geografia do país para impedir o ímpeto dos russos. Essa é a avaliação do general Mark Milley, principal conselheiro militar do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Nesta quinta-feira (3), Milley afirmou que, mesmo que os russos tenham tomado a cidade de Kherson, os militares da Ucrânia têm usado diversos recursos e também a criatividade para enfrentar as forças da Rússia. A guerra já dura uma semana.

O conselheiro de Biden ainda elogiou os ucranianos por estarem “lutando com habilidade e coragem extraordinárias” contra as tropas russas. Mark Milley ainda relatou que as táticas da Ucrânia incluem o uso de um sistema de armas móvel para incomodar as forças da Rússia.

Milley disse também que, hoje, as forças militares da Ucrânia se tornaram “os olhos e os ouvidos do mundo”. As declarações foram feitas pelo militar à repórteres que viajavam com ele, em direção ao encontro com oficias europeus, que fazem parte da Otan. Ele está a caminho de Bruxelas, onde se reunirá com o secretário geral da Otan, Jens Stoltenberg.

Reforço de voluntários

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky revelou nesta quinta-feira (3) que 16 mil estrangeiros estão chegando ao país nas próximas horas para auxiliar no combate à Rússia como voluntários.

Em pronunciamento realizado por vídeo, Zelensky afirmou que os ucranianos já estão “saudando os voluntários estrangeiros” e que esses milhares de novos aliados “estão a caminho para proteger a liberdade e a vida para nós e para todos”.

O líder ucraniano celebrou a chegada dos estrangeiros que fortalecerão as forças armadas do país, mas garantiu que esta não é a única ajuda que tem recebido de outros países.

“A Ucrânia recebe armas diariamente de nossos parceiros, de verdadeiros amigos. Todos os dias, recebemos mais e mais armas poderosas”, disse.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo