Goiânia

Exclusivo: Viabilidade eleitoral de Rogério Cruz ameaçada após Operação Endrônimas investigar supostos crimes de corrupção na Prefeitura de Goiânia

Em crise na gestão e com vereadores da base, partidos aliados se reúnem à porta fechada para debaterem viabilidade do prefeito no projeto de reeleição

A Operação Endrônimas expôs a gestão de Rogério Cruz à frente da Prefeitura de Goiânia diante da sigla no Congresso Nacional com repercussão que pode ameaçar a viabilidade eleitoral do prefeito.

Supostas fraudes em licitações ligadas à Prefeitura de Goiânia investigadas pela Polícia Civil de Goiás apontam corrupção e crimes que estariam sendo praticados desde 2022. Cerca de 160 policiais da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) e oito peritos criminais cumpriram cerca de 30 mandados de busca e apreensão em diferentes endereços, incluindo sedes de órgãos públicos do município e empresas.

Conforme apurado pelo GOYAZ, vereadores da própria base do prefeito na Câmara Municipal articulam com respectivos partidos uma reunião à portas fechadas para debaterem se o desgaste político desencadeado pelas investigações poderia levar a uma debandada no apoio do prefeito à reeleição.

Sabrina Garcês, vereadora e presidente do Republicanos em Goiânia, e Roberto Naves, presidente do partido em Goiás foram acionados por pelo menos 12 vereadores para participarem da reunião que busca uma alternativa ao nome de Rogério Cruz.

A Operação da Polícia Civil na gestão em Goiânia gerou impacto também em Brasília. Presidente nacional da sigla, deputado federal Marcos Pereira (SP), que já declarou apoio à Rogério Cruz, “deve rever seu posicionamento” para impedir que demais candidaturas do partido sofram uma queda na perspectiva do número de vereadores e prefeitos com potenciais de eleição não apenas na Região do Centro-Oeste brasileiro – revela fonte diretamente ao GOYAZ do Republicanos na Câmara dos Deputados.

CONTRADITÓRIO

A Prefeitura de Goiânia informou que colabora com as investigações e que está contribuindo com o acesso de equipes de policiais aos locais que estão sendo visitados para coleta de equipamentos ou documentos. “A Prefeitura de Goiânia reúne informações sobre o objeto das investigações para prestar todos os esclarecimentos com transparência”, diz trecho do texto divulgado. “A Prefeitura de Goiânia reforça o seu compromisso com a transparência pública e acredita na elucidação dos fatos por parte das forças policiais de investigação”, completa a nota.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo